MMORPG's - Dofus - Informações Gamer

Post Top Ad

Olá!

MMORPG's - Dofus

Compartilhe


Olá Gamers,

Você curte RPG e jogos táticos?  Procura um novo jogo para jogar que inspire muito mais do que simplesmente spammar habilidades OP e matar inimigos inúteis? Tá enjoado dos jogos de RPG que você sempre encontra monstros aleatórios do nada? E mais importante, você já jogou Final Fantasy Tactics, achou o jogo fera e está atrás de um jogo online que combine os elementos de Jobs e estratégia que combinando faziam do FF Tactics um jogo único e surpreendente? Então conheça Dofus!

Pra dizer a verdade, se você curte tudo que foi mencionado ali em cima é bem provável que você já tenha ouvido falar de Dofus. Dofus é um jogo que já está aí desde 2004! É da produtora Ankama, responsável pelos jogos Wakfu, Krosmaga (Que pretendo cobrir ainda neste blog), Krosmaster, entre vários outros jogos em diferente plataformas. Começou com um pequeno jogo de Flash que podia inclusive ser jogado no browser, mas o jogo tomou uma dimensão maior. Sua jogabilidade foi melhorada, assim como seu gráfico e o jogo migrou definitivamente para uma plataforma. O jogo envolve vários elementos que o torna um jogo excelente para fãs que gostam de variedade e complexidade. Bom, vamos ao jogo!

Classes



O jogo possui um sistema de classes que são influenciadas diretamente pela raça do seu personagem. Cada classe possui um objetivo diferente durante as batalhas e muito além disso, cada classe possui diferente estilos de jogo baseado em seus elementos e atributos. Muito além do Guerreiro, Arqueiro e Mago, nós temos no jogo classes variadas que possuem diferentes funções. Na maioria dos jogos online o Guerreiro ou Cavaleiro é responsável por ser o Tanque do time, aguentando fortes danos enquanto o seu time cuida de finalizar os monstros. Bem, neste jogo o "Guerreiro" ou "Cavaleiro" na verdade é a maior fonte de dano e pode até servir de Tanque, mas o verdadeiro Tanque é o amigo dele, um tal sadomasoquista que gosta de apanhar. Meio louco não? Bom, vamos ver um resumão de todas as classes então. 

Iop - Classe batedora de alcance curto. Seu principal objetivo é bater e depois que terminar de bater, bater mais um pouco. É útil para ser linha de frente, mas dependendo de sua build pode ser um verdadeiro papel para ficar na cara dos monstros e inimigos.

Cra - O arqueiro do jogo. Suas habilidades são quase todas exclusivamente de alcance longo. Sendo assim se tornam extremamente frágil em combates de curto alcance. Ainda assim, quando atacam de longe são extremamente úteis em PvM (Player vs Monster) e PvP (Player vs Player).

Sacrier - O tal sadomasoquista mencionado. Este possui uma característica bem interessante, diferente de qualquer jogo que tenha testado, seu foco é apanhar para poder bater. Basicamente, quanto mais ele toma dano, mais dano ele ganha. Além disso, possui habilidades táticas de troca de posição que auxiliam muito no controle do mapa.

Eniripsa - O curandeiro do jogo. Classe cujo objetivo principal é dar suporte aos aliados, curando, aumentando seus pontos de ação, dando escudos e auxiliando no dano em um alcance médio. Em batalhas PvP são capazes de fazer milagres no time certo.

Osamodas - Pra quem curte Pokémon! Brincadeiras a parte, o Osamodas é capaz de invocar monstros para lutar por ele ao mesmo tempo que é capaz de controlá-los. Além de controlar monstros , dá um ótimo suporte aos aliados com curas e um bom dano a médio alcance.

Sram - A classe assassina do jogo. Esta classe é capaz de ficar invisível, tornando seus movimentos imprevisíveis ao mesmo tempo que coloca armadilhas pelo campo. Quando ele aparecer do seu lado não se assuste, pois a morte será rápida. Seu dano é absurdo de perto.

Kilorf - A classe dos lobisomens. Esta classe é capaz de se transformar em lobo durante a partida para aumentar seus pontos de movimento e dano, além de serem ótimas para aguentar um bom dano de perto e ficar próximos dos inimigos chaves. 

Enutrof - A classe dos caçadores de tesouros. Mistura um pouco de várias qualidades do jogo como danos a longo e médio alcance, invocações e controles de grupo. Extremamente versátil, mas requer um pouco de dedicação para se tornar ótima.

Ecaflip - A classe do tudo ou nada. Ou quase isto. Sua proposta inicial era uma classe mais focada em RNG, onde você poderia dar danos absurdo ou danos risórios. A medida do tempo notou-se que a classe era extremamente desbalanceada e pouco atrativa para os jogadores. Com o tempo os fatores RNG foram diminuindo e hoje é uma classe mais focada em se buffar e dar bons e elevados danos.

Steamer - A classe dos Steampunks. Uma classe focada em utilizar torres para dar danos enquanto tenta controlar o mapa reposicionando a si e seus adversários. O seu dano aumenta conforme consegue evoluir suas torres durante a batalha.

Feca - A classe dos "monges". Diga-se monges pois usam bastões e roupas leves enquanto lutam na linha de frente e utilizam de glifos para dar bons danos. Lutam na linha frente quando podem, mas procuram manter sua distância. Tem habilidades de aumentar suas defesas e resistências para sustentar danos.

Huppermago - Os magos elementalistas. Estes magos são capazes de combinar diferentes elementos para causar impactos e efeitos diferentes. Seu alcance depende principalmente do tipo de elemento que o huppermago quer focar, assim como o seu dano também, mas são extremamente versáteis e muito úteis em combates PvP.

Zobal - Os lutadores das máscaras. Esta classe é uma classe extramente interessante e versátil. É capaz de utilizar diferentes máscaras para causar diferente impactos no jogo. São ótimos em manusear os inimigos assim como controlar suas próprias funções dentro da partida. 

Pandawa - Os lutadores pandas. Uma classe que assim como o Zobal é extremamente versátil. Seu foco na partida é no manuseio dos seus inimigos enquanto prepara o momento certo para seus ataques. Pandawas também podem servir de suporte, curando aliados e os remanejando no mapa.

Eliotrope - O mago dos portais. Esta é uma classe para aqueles que curtem geometria e xadrez. Ela utiliza de portais para se locomover e também suas habilidades. Isto mesmo. Suas habilidades viajam através do portais, criando estratégias interessantes em ângulos muitas vezes irregulares. 

Sadida - O homem das cavernas misturado com vudu. É, este é o conceito dele na verdade. Os Sadidas possuem um ótimo alcance para dar dano com elementos da natureza enquanto usa bonecos vudus para influenciar o campo de batalha.

Roublard - Os pistoleiros do jogo. Utilizam de artefatos de tiro e bombas, assim como pequenos robôs para dar excelentes danos no campo de batalha. Seu uso requer um pouco de pensamento prévio para alcançar bons danos, mas quando são bem usados são extraordinários. 

Xelor - O mago do tempo. São magos que não focam muito no dano, mas sim no controle de seus adversários. São capazes de te reduzir a inutilidade se deixados livres. Retirando seus pontos de ação, refletindo os danos de volta para você enquanto possuem um ótimo alcance e um dano razoável.

Bem, as classes estão mal e mal explicadas aqui, para saber melhor sobre elas somente jogando o jogo e testando elas para entender melhor. Mas vamos ao próximo assunto, customização.

Customização


Apesar de ser um jogo com elementos de Flash, isto não quer dizer que seja um jogo sem muitos recursos. Quando criando seu personagem você é capaz de mudar alguns fatores que o tornam único. Além disto os chapéis, capas e escudos que usar irão incrementar na personalização de seu personagem. Eu acho isto muito interessante pois na maioria dos outros MMORPGs você até pode modificar elementos do seu personagem, mas no final acaba usando as mesmas armaduras que os outros e acaba se tornando todos tão iguais que seu personagem parece ser só mais um entre os vários iguais a ele. 

Profissões



Além do sistema de classes o jogo possui um sistema de profissões. A economia do jogo roda em torna delas principalmente, o que torna isto um elemento interessante, pois para ter bons itens além de pegar experiência, será necessária dividir seu tempo com suas profissões. As profissões são mais variadas e vão até o level 200. A cada 20 níveis você libera acesso a novos recurso ou novas receitas para criar outros itens. Existem três tipos de profissões, coletores, produtores e mago. Os coletores são o fazendeiro, o alquimista, o lenhador, o mineiro, o pescador e o caçador. Sua função é coletar itens para que os produtores criem itens. Os produtores são o ferreiro, o escultor, o faz-tudo, o alfaiate, o joalheiro, o sapateiro e o fabricante. Estes são responsáveis por criar itens de sua determinada profissão.  Já as profissões de mago são especializações das profissões de produtor que podem encantar ou melhorar um item de sua determinada profissão. 

Características




Para melhorar em batalha você precisará melhorar suas características e itens. Suas características influenciam em vários fatores no jogo. Os itens também influenciam, melhorando suas características e adicionado efeitos extras, tornando-o mais forte. Vamos dar uma rápida olhada em cada uma das características:

Vitalidade - É responsável por determinar o quanto de vida seu personagem terá.

Sabedoria - É responsável por aumentar a quantia de XP que seu personagem ganha, assim como a resistência a retiradas de Pontos de Ação e Movimento e também auxiliar na retirada de Pontos de Ação e Movimento. 

Força - Aumenta o seu dano enquanto usar habilidades e armas com a propriedade Terra, assim como aumenta sua capacidade total de Pods (Total de peso que pode carregar). 

Inteligência - Aumenta o seu dano enquanto usar habilidades e armas com a propriedade Fogo, assim como é a melhor característica para aumentar sua Iniciativa. 

Sorte - Aumenta o seu dano enquanto usar habilidades e armas com a propriedade Água, assim como aumenta sua chance de dropar itens dos monstros e libera a possibilidade de dropar itens melhores.

Agilidade - Aumenta o seu dano enquanto usar habilidades e armas com a propriedade Vento, assim como aumenta sua chance de esquivar de monstros e adversários ao seu lado e aumenta a chance de travá-los ao seu lado também. 

Essas características aliadas aos itens são os responsáveis por montar sua build e consequentemente o estilo de luta de seu personagem. Com o tempo você estudará melhores maneira de montar sua build, mas geralmente as pessoas focam em um ou dois elementos principais para otimizar seus danos. 

Batalha



A parte da batalha é o que torna Dofus tão interessante. Você se movimenta em quadrados e executa ações baseado nos seus Pontos de Ações. Seus feitiços custam uma quantia determinada de Pontos de ação, assim com seus ataques com armas. Isto combinado aos alcances das habilidades torna o jogo extremamente tático e que requer um pouco de pensamento. Seu personagem vai começar com 3 Pontos de Movimento e 6 Pontos de Ação, mas no decorrer do jogo, com os itens certos, pode chegar a 12 Pontos de Ação e 5 Pontos de Movimento. Fazendo jogadas incríveis, conforme planejado. Isto é importante também porque a dificuldade dos monstros vai aumentando cada vez mais conforme seu nível aumenta. 

Juntando todos estes elementos, as montarias, as casas, as guildas, as lutas em 1x1 e 3x3 no Koliseu, a guerra das Alianças, entre tantos e tantos fatores, Dofus com toda certeza é um jogo único de excelente qualidade que é de graça (apesar de seriamente limitado no modo F2P) e em português. Para quem tem receio em começar um jogo novo que já tem tanto tempo de mercado, o jogo lançou em novembro do ano passado os servidores Monoconta, onde você só pode jogar com uma conta por vez. Ou seja, servidores novos povo! Curtiu o jogo? Quer conhecer mais? Então clique neste link, ajude o cara aqui e venha curtir o jogo! Abraços! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Olá!

Páginas