Como Se Tornar Um Streamer - Informações Gamer

Post Top Ad

Olá!

Como Se Tornar Um Streamer

Compartilhe


Olá Gamers,

Quando eu era ainda uma pequena criança fiquei sabendo que os jogos que eu tanto adorava jogar eram testados antes de serem vendidos. Ou seja, haviam pessoas que eram pagas para jogar aqueles jogos que eu simplesmente adorava. Eu pensava, "Um dia eu quero ser pago para jogar videogames". Era um sonho. Este sonho não virou realidade. O mundo que eu vivi quando criança, até mesmo adolescente, não é o mundo que vivemos hoje. Olha que eu não sou tão velho assim, mas os tempos realmente tem mudado muito nas últimas décadas. 

Uma coisa que mudou é que era um saco quando você ia na casa de um amigo, ele tinha ganhado um jogo novo, mas o jogo era de um jogador só. Então você tinha que ficar olhando ele jogar, esperando a sua vez. Hoje, a gente tira do nosso tempo justamente para fazer isso... E por prazer! Por quê? Por vários motivos. Talvez você queira comprar o jogo, mas não sabe se é bom. Talvez queria poder jogar o jogo, mas não tem como. Talvez você quer ver um walkthrough (na minha época chamávamos de Detonado e vinha em revistas de games) de uma parte complicada do seu jogo. Talvez o cara jogue melhor que você e você admira isto. Seja lá qual for o seu motivo, hoje em dia assistir pessoa jogando jogos parou de ser chato.

Na verdade virou uma profissão. Não, assistir pessoas jogando não é uma profissão, mas jogar para outras pessoas assistirem sim. Esta profissão se chamada Streaming, da palavra inglesa que significa transmissão. Ou seja, você transmite para outras pessoas você jogando e em troca elas te dão uma forcinha monetária. Agora, se você for bom mesmo na coisa, esta forcinha monetária virá uma verdadeira bolada. Por este exato motivo virar Streamer hoje virou um sonho de vários jogadores pelo mundo. Portanto, vamos falar sobre o que é necessário para ser um streamer.


1 - O Básico


Você precisa ter um computador decente e uma internet boa. Fui direto no ponto, pois se você não tem um dos dois, hora de botar o sonho em espera. Fazer a stream vai requerer muito da sua máquina por conta do programa pra streaming e o jogo simultaneamente batalhando para serem processados mais rápidos. Dependendo do jogo, se ele requer uma placa de vídeo de última geração, é melhor ter mesmo uma placa de vídeo de última geração, se não o seu computador não vai dar conta. Se por acaso seu computador não é dos melhores, mas você ainda quer se tornar um streamer, procure jogos que exijam menos da sua máquina, como jogos indies.

Para fazer a stream você precisará de ter a banda de Upload mais potente que puder adquirir. Não, 2GB de Upload estão longes de ser o suficiente! O ideal seria ter no mínimo 50GB de Upload na sua banda larga. Falando ainda da internet, não use Wi-fi. A possibilidade da internet cair durante a transmissão é maior, por isso use o cabo de rede local. Se não tiver como usar o cabo, use o modem bem próximo do seu PC para que o sinal fique forte e não haja mudanças no sinal de sua rede. Bom, você tem computador bom e internet boa? Parabéns, vamos para o próximo passo.


2 - Defina seu Jogo




"Ah cara, eu queria fazer uma stream jogando vários jogos. Eu curto todos praticamente mano!". Isto até pode ser, mas você precisa de uma identidade. Um espectador quando procura algo para assistir já sabe o que ele quer ver. Ele não entra em uma stream pensando, "Que jogo será que eu vou assistir hoje?". Então você precisa definir o que quer transmitir para as pessoas que estão assistindo. Claro, isto não lhe impede de volta e meia jogar outros jogos na sua stream. Mas muito cuidado com isto! Você precisa avisar anteriormente quando e porque irá jogar estes jogos. Um espectador que veio ver você jogar League of Legends, não quer entrar na sua stream e ver você jogando Overwatch. Agora, se você coloca lá na suas redes sociais que naquele dia irá jogar Overwatch, seu público que não curte o jogo estará avisado e voltará quando você voltar a jogar LoL e o público que curte Overwatch pode atrair outros para sua stream. Isto é uma estratégia boa, mas ainda assim arriscada!

Para mostrar um exemplo, vamos pegar o jogador Faker da SKT T1. Desde o ano passado os jogadores da SKT têm feito streams jogando na Solo Q. A stream do Faker se tornou uma das mais assistidas. Então você vai lá no canal dele, esperando ver o Faker fazer aquelas jogadas que só um jogador de alto calibre consegue fazer, mas quando você entra na Stream dele, vê ele jogando CS: GO. Isso é desempolgante. É claro que se você for fã de CS: GO isto pode ser interessante, mas você não foi na stream do Faker para ver CS: GO. Então jogar jogos diferente é extremamente arriscado e pode acabar lhe fazendo perder alguns espectadores.

3 - Encare como um emprego



Lembre-se, você não está querendo virar streamer puramente por diversão, você quer algo em retorno por fazer sua stream. Se você encarar isto apenas na diversão, você não terá a dedicação necessária para fazer seu canal crescer. Em um emprego você tem horários pré-definidos e você deve cumpri-los sempre. Quando você está tentando vender um produto a aparência conta muito também. Então encarar a vida de streamer como emprego fará com que você queira fazer algo muito mais elaborado, planejado e organizado. Assim, quando seu público entrar no seu canal tudo estará nítido e claro e como qualquer empresa, ele saberá o horário de funcionamento de sua stream.

Um bom exemplo sobre definir horários é se você gosta de assistir seriados. Vamos supor que você goste de assistir The Walking Dead na Fox. Você não entra em horários aleatórios no canal esperando ver TWD. Você entra nos domingos às 23:30 para ver o episódio anterior e às 00:30 para ver o novo episódio. Se você não definir um horário e cumprir aquele horário, como seu público vai saber a hora que o streamer favorito deles está no ar? Agora que você tem seu equipamento necessário, definiu seu jogo e seu horário, você está pronto para se tornar um streamer.

4 - Carisma



O programa para montar sua stream vai depender do canal por qual você quer fazer sua stream. Se for pelo Twitch por exemplo, o ideal é usar o OBS, mas não vamos focar nisto pois você pode procurar mais informações no próprio canal que quiser utilizar. Então fugindo das especificações de programa para montar sua stream, a última coisa que quero falar sobre como se tornar um streamer é você. Sim, o povo adora um streamer com um bom senso de humor, mas este pode não ser você. Se você forçar um senso de humor, vai parecer justamente isto, forçado! Ninguém gosta quando alguém não parece natural, por isso faça sua stream como você, mas não esqueça do carisma.

Fale com seu público, responda a eles, seja simpático. Muitos streamers perderam seu público no momento que começaram a se tornar agressivos e tóxicos. Pense da seguinte maneira, fazer uma stream é como fazer um programa de games na TV, se o povo não gostar do apresentador, o conteúdo pode até ser excelente, mas o programa logo fali. E é isso pessoal, espero que tenha ajudado qualquer um que tenha este sonho e espero que possa vir tornar-se uma realidade para você. Um grande abraço e bom jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Olá!

Páginas