Como Lidar com AFKs - Informações Gamer

Post Top Ad

Olá!

Como Lidar com AFKs

Compartilhe

Olá Gamers,


O que é este vídeo? É o resultado de um jogo onde o ex-jogador profissional Shiphtur "carregou" seu time em uma partida 4x5 desde o início praticamente. Ah, mas ele é Challenger, os outros caras deveriam ser Platinas ou Diamante 5! Não, eram todos Challengers! Sim, você leu isto certo! Era uma partida 4x5 no Challenger do NA e ele conseguiu "carregar" sua equipe fazendo o que todo mundo deveria em uma situação destas, jogar o mapa. Se você quer dar uma olhada nesta obra arte, clique aqui e veja o VOD do jogo no canal da Twitch.tv. Agora vamos tentar pensar como Shiphtur e ver o que nós mortais, pessoas fora do Challenger, podemos fazer.

1 - O jogo não acaba quando alguém fica AFK.




Por volta dos 3mins e 30segundos de jogo, o jogador MLG Clown dá o ragequit (quando alguém sai da partida por vontade própria). Shiphtur só percebe por volta dos 5mins de jogo. O que ele faz? Escreve "GG Tristana FDP! Reporta ela!" no /all? Não, ele simplesmente vira e diz, "Nossa, que falta de sorte". Por que ele sabia que estavam jogando com um a menos, mas ele também sabia que o jogo não havia terminado ali. Então ele continuou jogando o jogo, farmando o que podia e automaticamente já estava pensando, "Como compensar a falta do ADC?". Ou seja, ele não simplesmente largou o jogo, ficou base e foi tomar um banho. Ele ficou no jogo e tentou buscar alguma alternativa para o jogo.

Então o que você deve fazer? Primeiro é não berrar no /all sua revolta do cara ter saído, caido, quitado, seja lá o que for. Mantenha calma e lembre-se que enquanto o seu Nexus estiver de pé, o jogo ainda está correndo. Jogar com um a menos vai fazer tudo ficar mais difícil, com toda certeza, mas isto não quer dizer que o jogo acabou. Para deixar isto mais claro, vamos ver uma analogia prática para nós brasileiros.

Você já ouviu falar na Batalha dos Aflitos? Bom, se trata de um jogo na Série B do Brasileirão entre Grêmio e Náutico. Quem vencesse o jogo seria campeão da Série B e o Grêmio estava em uma enrascada. Um pênalti no segundo tempo levou a uma confusão generalizada que paralisou o jogo por 27 minutos, com quatro jogadores gremistas expulsos e ingresso em campo da polícia e de dirigentes. Após a cúpula gremista desistir de tirar a equipe de campo e aceitar a cobrança do pênalti, o goleiro Galatto defendeu a penalidade, levando a um contra-ataque em que Anderson marcou um gol, dando o título da Série B ao Grêmio. Ou seja, o Grêmio, mesmo com apenas 7 jogadores em campo, conseguiu defender o pênalti e ganhar o jogo! Eles não se deram por vencidos e ganharam o título da série B.

Agora imagine que você também está jogando pra valer. Afinal você tirou do seu tempo para jogar uma Ranqueada, é óbvio que está jogando pra valer. Você tem duas escolhas aqui quando seu aliado ficar AFK, desistir ou lutar? Não será fácil vencer, com certeza, mas se você optar por lutar suas chances de vencer saem de 0% para qualquer porcentagem positiva. E meu amigo, em certos momentos da vida qualquer porcentagem positiva é melhor que 0%, posso te garantir.

2 - Mude sua mentalidade.




Você não está mais jogando um jogo igual. Está faltando um membro de sua equipe. Se você jogar do mesmo jeito que costuma jogar em um 5x5, você não está pensando direito. Não foi Albert Einstein que disse "Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes"? Então se a situação mudou, você também precisa mudar. No vídeo em destaque aos 6min Janna percebe que a Tristana realmente não vai voltar, então o que ela faz? Resolve fazer um Roaming no mid. Resultado? Ela pega assistência junto com o Jungler, matando a Katarina do time adversário.

Depois disso Janna volta para o bot e ao invés de ficar tentando farmar, fica apenas na torre, pegando XP dos minions para não ficar muito atrás. A bot lane inimiga percebe que a Tristana não voltou e resolvem dar um hard push, levando a primeira e a segunda torre. A Janna continua focada em não perder XP e não em farmar. Ela empurra as ondas de minions como pode para segurar o avanço do bot, mas também faz o possível para não morrer e dar ouro para o time adversário.

A bot lane inimiga após levar as duas torres do bot resolve ir para o Top, levar mais duas torres inimigas. Irelia, do time da Janna, vai para o bot, onde agora ela pode farmar com mais tranquilidade pois seu Jungler está mais perto, enquanto Janna vai para o top mantendo a mesma ideia de pegar XP enquanto tenta não morrer. Ou seja, aos poucos o time vai se adaptando para manter a chance de vitória.

O que você deve fazer? Análise os fatos e mude sua maneira de agir no jogo. Se é o Mid que está AFK, tente deixar a bot lane inimiga empurrando enquanto o Sup e ADC vão pro Mid, assim não deixando o Mid laner tão forte, enquanto a bot inimiga tem que ou mandar o Sup deles pro Mid, ou ficar no bot divindo XP e ficando para trás. Se o Sup inimigo subir, tentem pegar o ADC desprevenido sozinho. Ou seja, pensem fora da caixa, mas pensem e vejam o que podem fazer para não ficar tão atrás no jogo.

3 - Respire fundo! Mantenha a calma.



Por volta dos 10min de jogo o Mid laner Shiphtur havia morrido em um gank da Camille, a Irelia que estava farmando no bot foi pega de surpresa pela Camille e Gangplank garante a Kill, a Bot Lane inimiga dão um Dive pra cima da Janna e garantem mais uma kill. Ou seja, parece que o jogo está desandando e o time inimigo percebendo que a Tristana saiu estão fazendo o famoso Trhyard (Se esforçando para ganhar a partida de maneira que pareça que estão forçando a barra). Para muitos de nós é nessa hora que tudo desanda. O time inimigo está levando torres, garantindo kills e estão botando uma baita pressão no mapa, GG izi certo?

Skarner, Jungler do Shiphtur, ganka para ele e lhe garante um kill. Pouco tempo depois você vê Skarner digitando no chat, "Então tá, que se dane! 4x5, eu vou ficar grandão e 1x9" ao qual Shiphtur responde "É isso ai, vamos ganhar, eu to muito bravo". Ou seja, mesmo com tudo desandando, ouro caindo do céu no outro lado, os caras mantiveram a calma e resolveram tentar ganhar a partida.

Janna, muda sua estratégia como medo de tomar outro dive, vai para o Mid e fica mais recuada para não roubar a XP de Shiphtur. Começa a colocar visão ao entorno dele, pois o mesmo está sem Flash após um gank da Camille, e diz "A única coisa que posso fazer é atrasá-los com tornados". O time então resolveu ganhar a partida, mudaram sua estratégia e agora estão mantendo a calma para não se afobarem.

O que você deve fazer? As coisas estão feias para o seu time. É um 4x5 pelo amor de Deus! Vocês vão tomar pressão com toda certeza, mas procurem não dar bola. Trace seus novos objetivos no jogo e procure trabalhar neles sem se importar com o que possa estar acontecendo. Enquanto você se mantiver calmo, suas chances de vencer também aumentam.

4 - Tudo que seu time mais precisa neste momento... Comunicação!




Após tudo isto acontecer o time começa a se comunicar melhor. Pings e chat vão mostrando suas intenções no jogo. Aos 12min de jogo, Shiphtur resolve dar um dive no bot junto com Irelia pra cima de Gangplank. Skarner ouve o comunicado e se junta aos dois. O resultado é um Gangplank morto, uma kill para o Skarner e 2 assistências para o time. O time agora tem 4 de suas torres destruídas, mas o nível de comunicação aumenta.

Janna continua empurrando as ondas de minions com seus tornados, Mid e Top continuam farmando quando possível, sempre da maneira mais segura possível. Skarner invade a jungle de Camille quando pode e quando não pode explora caminhos para farmar na sua própria jungle ou ajudar alguém no seu time. Ou seja, o time sabe o que cada um quer fazer e estão fazendo o possível para se ajudarem.

O que você deve fazer? Você traçou seus objetivos, mas mantenha todos eles bem claros para o seu time sempre que possível. Se você quer ir farmar o Top, pingue. Se quer dar um gank no Mid avançado, avise. Se comunique em cada momento e você verá que seu time acabará fazendo o mesmo. Tente manter a calma deles também durante a comunicação e diga que é super possível vocês ganharem ainda o jogo.

5 - O golpe final... Aproveite as vantagens que tiverem e utilizem o mapa ao seu favor.





Então vamos ver, você não desistiu, mudou sua maneira de pensar, manteve a calma, está comunicando com seu time, tudo certo né? Agora só falta explorar as brechas que o time inimigo lhe der. Se o time inimigo do outro lado começar a andar como 5, as chances do time de Shiphtur vencerem são praticamente nulas, mas aos 15min e 30seg, Gangplank é pego por Skarner na jungle do lado azul. Skarner resolve puni-lo e ganha mais 300g para si mesmo. Aos 16min e 30seg o time inimigo está pressionando Top para levar uma torre de inibidor. Katarina está no Mid farmando, então será um 4x3 para o time de Shiphtur, Todos se comunicam e vão juntos. Shiphtur garante uma Ulti linda nos 3, mas acaba morrendo. Isto não é um problema, pois seu time acaba garantindo as 3 kills.  Mais tarde Katarina desce do Mid para o Top, mata Janna, mas acaba morrendo para Skarner. Ou seja, eles estão punindo o time inimigo em cada errinho que estão cometendo.

O que você deve fazer? Procure brechas como esta citada e aja em conjunto com sua equipe. Procure qualquer objetivo que o time inimigo deixar livre e puna-os fazendo uma rotação mais inteligente que eles. Explore chances para pegar o time adversário fora de posição já que eles estarão avançados o tempo todo.

Junte todas as 5 dicas e eu lhe garanto que suas chances de vencer a partida estarão lá. E não, não há nenhuma dica do tipo, aperte F2 E F11 ao mesmo tempo que o Faker vai assumir o jogador AFK e carregar a partida! Você vai ter que agir e ajudar o seu time a ganhar! Nada é garantido também! Como eu afirmei ali, se o time inimigo tivesse se juntado como 5 e levado objetivos juntos, muito provavelmente Shiphtur e sua equipe não teriam conseguido esta proeza. Bem, eu espero que esta matéria tenha ajudado a vocês a mudar um pouco sua mentalidade e ajudado de qualquer outra maneira. Sugiro que assistam a partida até o final. Muitos que assistiram adoraram a maneira como time jogou. Mas enfim, era isso. Um grande abraço e um bom jogo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Olá!

Páginas