Olá gamers,
E aí, como estão as partidas de ranqueadas? As minhas vão de mal a pior. E não, não é por conta dos bilhões de AFK e os 40 trolls por partida como costumam reclamar os jogadores, é simplesmente porque eu estou jogando mal. Admitir isto na verdade me fez ver o quanto eu ainda preciso melhorar e o quanto eu ainda tenho para aprender. Talvez se mais jogadores pudessem admitir que não estão jogando seu melhor, pudessem ver que não são somente os outros que estão colocando uma derrota em seu histórico, mas que eles também não fizeram o necessário para vencer. Com base nestes problemas eu resolvi dar uma pesquisada em algumas dicas para jogar na SoloQ. Após algumas leituras em diferentes sites eu cheguei a esta lista de 3 dicas que considero relevante para todos.
1 - Alvejar Somente Campeões
Esta é uma dica ridícula de tão boa. Já teve alguma vez que você foi dar aquele Dive e acabou atacando a torre ao invés do campeão inimigo sem querer? Já teve alguma vez que você precisou dar um último ataque básico no campeão, mas ele se enfiou no meio de um monte de minions e você parou para farmar sem querer porque clicou no minion? Já jogou de Tahm Kench e quando ia comer o inimigo acabou comendo um minion no lugar? Se estas ou outras situações similares já aconteceram com você é porque você ainda não sabia do botão Alvejar Somente Campeões. Esta opção habilita que seus ataques básicos e habilidades de clique priorize somente os campeões e assim adeus errar habilidades no meio do tumulto. Além disto este mesmo botão previne que você use certas habilidades em campeões aliados quando quiser priorizar acertar um inimigo. Um exemplo é o E da Lulu que pode dar um escudo para um aliado ou marcar um inimigo.
2 - Jogue Seguro e Deixe-se Ser Carregado
Eu e a maioria dos jogadores temos a mentalidade errada de pensar que sempre teremos que carregar nossa equipe. Eu olho os jogadores de Elo mais avançado e eles fazem as coisas aconteceram, não esperam acontecer e tento reproduzir. O problema é que nem sempre eu estou mais forte que o outro laner inimigo, muitas vezes eu acabo errando e dando kills de graça, mas é aí que mora o problema. Eu ainda continuo achando que tenho que fazer algo acontecer e não posso perder farm nem deixar o outro laner dar snowball, tento farmar e acabo cedendo mais e mais kills. Esse tipo de pensamento não é bom para a SoloQ. Se eu sempre ganhasse minha lane eu seria um verdadeiro deus no jogo. Até os melhores jogadores perdem sua lane de vez em quando, só que o diferencial é que eles sabem reconhecer o seu poder e o poder do laner adversário e tomam as medidas necessárias. Se você está no Top contra uma Riven ou uma Fiora por exemplo e cede 2 abates para elas, ou você farma colado na torre ou pode se preparar para um 0/5 na lane. Eu sei que você vai argumentar que precisa do ouro se não você não tem impacto e que se deixar a Riven farmando livre o jogo vai acabar, mas se você continuar ali na sua lane você só dará mais ouro e perderá mais XP. Tente gankar, invadir a jungle inimiga e colocar visão, fazer qualquer coisa que não ceda mais abates para Riven. Se necessário deixe ela farmando e farm sempre que ela sair da lane (Avisando de todas as maneiras para seu time recuar). Deixe que seu time te carregue desta vez. Jogue seguro e reconheça que desta vez você perdeu sua lane. Deixe seu ego de lado e tente apenas ganhar o jogo ao invés de ser o herói do seu time.
3 - Esqueça os Counters
Quando vou jogar uma partida e vejo um Nasus na minha lane, imediatamente eu penso, "Que campeão eu posso pegar para impedir ele de farmar para que não possa ficar forte?". Ou seja, eu penso em algum counter para o Nasus. Isso não é errado, mas o problema é que o campeão mais indicado para counterar o Nasus, Olaf, é um campeão que eu jogo muito mal e mesmo que eu consiga impedir o Nasus de dar snowball, eu não vou ter impacto nenhum no jogo. Jogar com counter é sempre uma boa, mas somente quando você realmente domina ou conhece muito bem o campeão. Uma coisa é quase unânime entre os jogadores no Challenger. Eles todos jogam com 2 ou 3 campeões que dominam. Independente do match-up eles aprendem a não ser tão facilmente counterados e reconhecer a força de seus campeões. Jogar com counters é bom, mas não na SoloQ. Jogue com o que você realmente domine. Até porque você precisa aprender a jogar contra seus próprios counters também, porque nem sempre você pega o campeão após o jogador adversário escolher.
Mas é isso para hoje pessoal. Espero que estas 3 dicas para jogar na SoloQ possam te ajudar assim como eu estou tentando fazer com que me ajudem. Para aqueles que não conseguem jogar muito tempo com um determinado campeão, eu recomendo tentar mains em diferentes rotas, aí você pode trocar de rota, mas ainda manter os seus 2 ou 3 campeões que domina sem parecer que está sendo repetitivo. Se pensarem em mais algum guia que gostariam é só pedir aí nos comentários, mas por hoje é só galera. Um grande abraço a todos e um bom jogo!
Enaisiul, seu site é bacana cara. Pena que as pessoas não dão tanto valor. Não sei o motivo de você ter parado de postar nas últimas semanas, mas tenho certeza que se tivesse mais pessoas comentando você veria o quanto curtimos suas matérias. Nem sei se vai ler isto, mas saiba que pelo menos um cara você ajudou. Abraços e bom jogo pra ti também mano! Espero que volte a postar um dia, vou deixar aqui nos favoritos e verifica de vez em quando.
ResponderExcluir